Brasil encerra 2025 com 1,28 milhão de empregos formais, mas registra pior desempenho desde a Pandemia
O mercado de trabalho formal brasileiro fechou o ano de 2025 com saldo positivo de 1,28 milhão de vagas com carteira assinada, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O número foi alcançado com 26,6 milhões de contratações e 25,3 milhões de demissões ao longo de todo o ano. Apesar de representar geração líquida de empregos, o resultado surpreendeu pelo ritmo mais lento: é considerado o pior desempenho anual desde 2020, ano em que a pandemia de covid-19 culminou no fechamento líquido de 189 mil vagas formais.
Especialistas avaliam que os dados refletem a desaceleração do mercado de trabalho formal, ainda que o saldo acumulado permaneça positivo. Em comparação com 2024, quando foram criados cerca de 1,67 milhão de empregos formais, o saldo de 2025 representa uma queda de 23% no ritmo de geração de vagas.
Desempenho em dezembro e fatores sazonais
O mês de dezembro registrou saldo negativo de 618 mil empregos formais, um comportamento que se repete historicamente devido ao encerramento de contratos temporários, sobretudo nos setores de comércio e serviços, após as festas de fim de ano.
Cenário econômico e expectativas
Analistas destacam que a economia brasileira, apesar de ainda gerar empregos, enfrenta um cenário de desaceleração no ritmo de criação de vagas. A manutenção de juros em patamares elevados e outros desafios macroeconômicos são apontados como fatores que podem ter influenciado o desempenho mais modesto do mercado de trabalho ao longo do ano.
Por: Oliveira
Contato: (83) 9.9684-2726
Nos siga no Instagram: @portalparaiba24horas

Nenhum comentário:
Postar um comentário